sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hôrmonios:Eles mandam em nos!

Se você anda irritada, engordou derrepente ou não consegue engravidar? Cheque se seus hormônios estão em equilíbrio. São eles que dão o comando para quase tudo funcionar.

Os hormônios são responsáveis pelas sensações de sono, calor e fome.Determinam a capacidade de engravidar, afetam a resistência dos ossos, e dão origem a feminilidade e à libido, influenciam na beleza da pele, na queima de gordura e no nível de estresse. trabalhando em silêncio, eles estão nos bastidores de um enorme leque de acontecimentos no corpo humano. Até hoje não se sabe ao certo quantos existem, mas a endocrinologia- especialidade médica que estuda essas substâncias-não pára de encontrar novas variáveis. A leptina e a resistina, ligadas ao funcionamento das células gordurosas e ao metabolismo, quando elas falham, o organismo entra em descompasso e apresenta oscilações como perda ou ganho súbito de peso, cansaço e irritabilidade."A boa notícia é que a medicina consegue suprir a falta dos hormônios conhecidos.

Até o paratohormônio, que regula a absorção e a liberação de cálcio e fósforo pelos ossos já pode ser reposto.
A máquina em ação
O sistema homônal é uma engrenagem intrincada. No comando está o hipotálamo, a glândula mestra."Ele regula toda uma cascata de eventos". Responde aos estímulos do estresse e do sistema nervoso e munido de informações, ativa a hopófiose, que entra entra em ação liberando vários hormônios.

Alguns agem diretamente-mal são fabricados, já saem provocando mudanças no organismo, outros ativam as demais glândula a gerar as próprias secreções. Parte delas tem produção cíclica, é o caso dos ovários, que alternam a criação de estrogênio e de progesterona. Outra parcela processa seus componentes continuamente, como a tireóide.

Medicaçõe, drogas,oscilaçõs de peso ou tumores são algumas das causas de desequilíbrio hormônal."Fatores emocionais, como o estresse, também influenciam". Em certos casos, o próprio corpo restabelece a harmonia. Se isso não ocorre, entram em ação as drogas de reposição.

"Para checar se tudo esta funcionando perfeitamente, uma saída é optar por exames de sangue periódicos".
Ao emitir sinais como esses, essas substâncias estão tentando contar que algo esta errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário